Páginas

09/05/2015

Adoração a imagens

Por Giovane Moura

O homem é, em sua essência, um ser adorador; originalmente criado para ter comunhão e adorar ao seu Criador.

Adão tinha esta comunhão. Sempre ao entardecer, Deus se encontrava com Adão e assim mantinham uma ligação; porém com a entrada do pecado no mundo, esta ligação com Deus foi quebrada. Entretanto, o homem não perdeu a qualidade de ser adorador, mas só que agora ele está distanciado do objeto da sua adoração. O fato de o homem não ter perdido a qualidade de ser um adorador está ligado diretamente ao plano de resgate que Deus tem para com o homem, tanto que o Senhor Jesus fala que Deus está a procura de adoradores que o adorem em espírito e em verdade, assim como na origem.

Vendo o homem a necessidade de adorar algo, constrói para si mesmo, artifícios que o satisfaça; e dentre várias formas se adorar algo, faz para si, como que inatamente, imagens representando algum tipo de divindade, se prostrando perante ela, lhe atribuindo glória e chegando até a oferecer sacrifícios como se fosse um ser real.

Este tipo de atitude só reforça a necessidade do ser humano, criando meios para se alcançar a Deus, daí se tem a noção de religião, que significa religar.

Muito provável que tais práticas são geradas pelo distanciamento que houve pelo pecado, e , através das gerações, o conhecimento sobre Deus foi se perdendo. Sendo assim, o meio pelo qual se submeteram para ter a presença da divindade foi a de representá-la através de imagens, acreditando desta forma, ser a vontade divina.

A bíblia relata que tal prática foi mantida reiteradas vezes e em muitas nações, como é o caso dos egípcios, que adoravam vários deuses, e também é o caso dos filisteus que adoravam ao deus Dagon.

Todavia, esta prática constitui um grave atentado contra o Deus verdadeiro, que abomina ser representado através de imagens e principalmente quando a sua criatura se ajoelha diante destas e a veneram como deus. Este não é o propósito do Deus Vivo.

Adorar a imagens ressalta o sentido da palavra pecado, que significa errar o alvo.

Há um só Deus e a ele deve ser direcionadas todas as nossas orações, súplicas, agradecimentos e principalmente a adoração.

Vejamos a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, desta forma compreenderemos o grau de importância sobre este assunto.

É relatado no livro do Êxodo que Deus levantou Moisés para livrar aquele povo da escravidão do Egito, com o propósito de O servir no deserto (Ex 7: 16). Porém ao serem libertos, traziam consigo, resquícios da cultura da nação egípcia, principalmente a forma de cultuar diversos deuses e imagens.

Era necessário ensiná-los a servir a Deus da forma dEle, foi o que Deus fez em Êxodo 20,  onde estatuiu os 10 mandamentos.

Observa-se que a prática de adoração a imagens é totalmente contrária vontade de Deus, tanto que o primeiro mandamento que Deus dá ao povo de Israel ao sair da escravidão do Egito é exatamente neste sentido.

Êxodo 20:1-5

...

Não terás outros deuses diante de mim.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, …

Aconteceu que, quando Moisés recebia todas as ordenanças de Deus no Monte Sinai, por sua demora, cerca de 40 dias, pensaram que o Deus libertador os tinha abandonado, por isso, alguns acostumados com as práticas idólatras dos egípcios, forçaram Arão a fazer uma imagem de um bezerro, representando um deus que os levasse adiante.

Êxodo 32:1-8

Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.

E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.

Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.

E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao Senhor.

E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.

Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,

E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

Salmos 106:19-21

Fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a imagem fundida. E converteram a sua glória na figura de um boi que come erva. Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera grandezas no Egito,

Vendo Deus que o povo se corrompera com a imagem do bezerro, ordenou a Moisés que descesse, então Moisés destruiu a imagem, objeto da corrupção.

Por este grave pecado, Deus não iria caminhar a frente do povo de Israel, porém Moisés intercedeu e Deus atendeu a seu pedido. Ex: 33:12.

O Senhor dos Exércitos abomina tal prática, pois este tipo de pecado ataca diretamente a toda a sua Glória, Força e Poder, ou seja, atribui tudo o que Deus fez a uma insignificante imagem feita por mãos humanas.

Vê-se que a adoração a imagens sempre foi uma pedra de tropeço para o povo de Israel, pois atenta em desviar a adoração devida a Deus.

Tanto que quando Deus, em outros tempos, levanta Gideão para ser o líder na guerra contra os midianitas. Ele dá uma ordem para Gideão derrubar o altar de Baal que seu próprio pai cultuava.

Juízes 6:25-32

E aconteceu naquela mesma noite, que o Senhor lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele.

E edifica ao Senhor teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.

Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o Senhor lhe dissera; e sucedeu que, temendo ele a casa de seu pai, e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas fê-lo de noite.

Levantando-se, pois, os homens daquela cidade, de madrugada, eis que estava o altar de Baal derrubado, e o bosque estava ao pé dele, cortado; e o segundo boi oferecido no altar que fora edificado.

E uns aos outros disseram: Quem fez esta coisa? E, esquadrinhando, e inquirindo, disseram: Gideão, o filho de Joás, fez esta coisa.

Então os homens daquela cidade disseram a Joás: Tira para fora a teu filho; para que morra; pois derribou o altar de Baal, e cortou o bosque que estava ao pé dele.

Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender ainda esta manhã será morto; se é deus, por si mesmo contenda; pois derrubaram o seu altar.

Por isso naquele dia lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derrubou o seu altar.

Inicialmente quando soube do ocorrido, o pai de Gideão, influenciado por outros, quis ir atrás de Gideão para o matar. Mas temos a surpreendente resposta de Joás, pai de Gideão: Se é deus, por si mesmo contenda; pois derrubaram o seu altar.

Vê-se que nada fez Baal contra a atitude de Gideão.

SANSÃO DERRUBA O TEMPLO DE DAGON

É relatado no livro de Juízes a vida de Sansão, que pertencia a tribo de Dã, cujo envolvimento com uma filisteia chamada Dalila lhe rendeu a perda da sua força e grandes humilhações na terra dos filisteus.

Narra a história que Sansão clamou a Deus e sua oração foi atendida no momento que ele era exibido como um troféu no templo de Dagon. Então Sansão derrubou as colunas do templo, destruindo o templo e matando mais com sua morte, do que quando era vivo.

Juízes 16:23-30

Então os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagon, e para se alegrarem, e diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo.

Semelhantemente, vendo-o o povo, louvava ao seu deus; porque dizia: Nosso deus nos entregou nas mãos o nosso inimigo, e ao que destruía a nossa terra, e ao que multiplicava os nossos mortos.

E sucedeu que, alegrando-se-lhes o coração, disseram: Chamai a Sansão, para que brinque diante de nós. E chamaram a Sansão do cárcere, que brincava diante deles, e fizeram-no estar em pé entre as colunas.

Então disse Sansão ao moço que o tinha pela mão: Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas.

Ora estava a casa cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus; e sobre o telhado havia uns três mil homens e mulheres, que estavam vendo Sansão brincar.

Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.

Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra.

E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.

Assim Sansão derrubou o templo dedicado ao deus dagon, fazendo a vontade do Deus Vivo.

Dentre outras passagens bíblicas, vê-se a reiterada prática de adoração a imagens e em tempos distintos, porém Deus sempre alertando sobre a sua repulsa contra tais práticas para que se arrependam.

SIGNIFICADO DO ÍDOLO

Assim define o apóstolo Paulo, sobre o significado de um ídolo.

1 Coríntios 8:4

Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

Sendo nada no mundo, qual poder teria?

Pois, Salmos 115:1-11

...

Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.

Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.

Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.

Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.

A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

Adorar à imagens é se tornar semelhante a ela. É assim que Deus enxerga, conclui o salmista.

Já os profetas Jeremias e Habacuque de forma esclarecedora, proclamam a ira de Deus contra esta prática, que desde aqueles tempos e que infelizmente perdura até o presente tempo.

Jeremias 51:17

Embrutecido é todo o homem, no seu conhecimento; envergonha-se todo o artífice da imagem de escultura; porque a sua imagem de fundição é mentira, e nelas não há espírito.

Habacuque 2:18

Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é imagem de fundição que ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?

 

INTENÇÃO DO MAL

Em João 10:10, o Senhor Jesus explica os planos do maligno.

João 10:10

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir ...

Tamanha foi a audácia do maligno que tentou o Filho de Deus, expondo a Jesus a sua dominação sobre o mundo e lhe oferecendo reinos a custa que Jesus o adorasse prostrado diante dele.

Mateus 4:8-9

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Eis a resposta do Mestre:

Mateus 4:10

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Isaías 42:8

Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.

Embora a imagem tenha alguma aparência de bondade e serenidade, mascara o plano de Satanás, quanto ao roubar a glória de Deus.

O argumento de que os santos são os responsáveis por levar as orações diante de Deus se confrontam com a dimensão do poder de Deus, que tudo criou e que tudo sabe.

2 Coríntios 11:14

E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

Grandes são as artimanhas de Satanás, teve a ousadia de tentar o próprio Deus. Quanto a nós não será diferente.

Sabe ele, que isto causa a grande ira em Deus; e ainda mais, vendo a sua criação, conforme a sua imagem e semelhança, se prostrando perante uma fútil imagem qualquer.

A grande verdade é que em toda imagem, que é objeto de adoração, representam demônios. Assim explica o apóstolo Paulo.

1 Coríntios 10:18-20

Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar?

Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?

Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

 

A IGREJA CATÓLICA

O marco no ministério do Senhor Jesus foi, indubitavelmente, o ensino.

Portanto é necessário que o ensino da palavra de Deus seja genuíno, autêntico, puramente bíblico.

Sobre a igreja católica apostólica romana, o que se comprova é um ensinamento muito aquém das Escrituras sagradas.

Por exemplo na catequese, condição para se obter a primeira comunhão, o primeiro mandamento é ensinado da seguinte forma:

1 - Amar a Deus sobre todas as coisas.

Esta correto, todavia, incompleto.

Seria uma revolução se algum dia a igreja católica ensinasse o primeiro mandamento descrito em Êxodo 20:2-5 a todos os católicos:

Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

Não terás outros deuses diante de mim.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

Lembrando que o Senhor Jesus resume todos os mandamentos em dois, deve-se observar que fala aos judeus, que tinham a plena consciência dos mandamentos dados por Deus através de Moisés.

Diante de tudo que foi exposto, a Igreja católica se constitui com uma das principais precursoras da prática de adoração a imagens.

 

CONCLUSÃO

Deus fez o homem do barro, e sobre ele soprou o folego de vida. Parece uma tentativa frustrada do homem decaído da presença de Deus, usar da mesma matéria prima que ele é criado e fazer uma imagem, moldando o barro  e lhe atribuindo um valor imaginário, um valor e status de deus. Outras vezes moldando com ouro e prata, que representa o que para o homem é valioso.

Cria Deus o homem conforme a sua imagem e semelhança; o homem decaído cria as imagens conforme a sua imagem e semelhança e se prostra diante dela, e até mescla seres mistos, como na mitologia grega.

Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. (Atos 17:29-31)

Este é o anúncio de Deus para que façamos a sua vontade.

Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; (1 Pedro 4:3)

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:8)

Portanto, meus amados, fugi da idolatria. (1 Coríntios 10:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário