Páginas

05/04/2015

Neste mundo tereis aflições

Por: Giovane Moura

João 16:33

“Neste mundo tereis aflições...”

Estas são as palavras do Senhor Jesus ao consolar seus discípulos quanto aos seus sofrimentos que aconteceriam até ser crucificado.

Certamente, o Senhor Jesus, mostra claramente das dificuldades que cada um há de passar neste mundo.

Neste mundo há sofrimentos dos mais diversificados. Muitos sofrem de muitos males, alguns sofrem temporariamente, outros sofrem por longo tempo. As vezes acontecem tudo de uma vez.

Já de antemão fomos alertados por Jesus, para que não esmorecêssemos perante as adversidades que nos sobreviriam.

O próprio Senhor Jesus Cristo passou por muitas aflições.

Ademais, quando estivermos passando por alguma aflição, devemos olhar para as aflições que Jesus passou. Se alguém foi rejeitado por alguém, lembre-se que Jesus veio para os seus, e os seus não o receberam. Se alguém foi humilhado, não há ninguém que foi mais humilhado que Jesus, que teve sua nudez exposta perante toda uma nação. Se alguém foi injustiçado, Jesus foi mais injustiçado do que qualquer um, foi condenado a morte de cruz, porque não rejeitou as palavras da sua pregação, Ele é o Filho de Deus e de nenhuma maneira podia negar a si mesmo, e quando Pilatos deu ao povo a chance de libertar um prisioneiro, escolheram a um assassino. Sem contar os insultos, socos, açoites, os escárnios... Jesus passou as maiores aflições que alguém poderia passar neste mundo.

...contudo, tende bom animo! Eu venci o mundo”.

O versículo começa falando dos sofrimentos e conclui com a esperança que Jesus Cristo nos dá.

Se Jesus Cristo passou por todos os tipos de aflições e nos fala para termos bom animo, resta olharmos para ele e contemplarmos a nossa vitória sobre o mundo também.

Salmo 34:19

“O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas;”

Vemos muitos exemplos de personagens bíblicos que passaram por muitas adversidades, porém Deus os fizera prosperar. É o que aconteceu com José filho de Jacó, que foi vendido por seus irmãos, viveu como escravo no Egito e ao final se tornou governador daquela nação, onde conseguiu livrar seus irmãos, estes mesmos que o venderam para ser escravo, da fome que assolou a terra naquela época.

Quem passa por aflições? Não conheço ninguém que não tenha passado. Mas para consolo, saiba que os irmãos que vocês têm em todo mundo, estão passando pelos mesmos sofrimentos (1PE 5:9).

A diferença está no modo que enxergamos as adversidades, sendo que quando olhamos para Jesus as nossas aflições se tornam efêmeras.

Quando se tem um alvo a ser conquistado, as adversidades não passam de meros obstáculos.

Vejamos 2 CO 4:17.

“... pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna, que pesa mais do que todos eles.”

O apóstolo Paulo fala que os sofrimentos são leves ao serem comparados com a glória eterna. Portanto, quando conseguimos enxergar o alvo que Deus tem para nós, o que era pesado fica leve.

Para quem conhece a história do apóstolo Paulo, sabe que ele já enfrentou sua própria nação por causa do amor de Jesus, sofreu naufrágios, apedrejamentos, chibatadas, prisões, assaltos. Tudo isso ele considera como sofrimentos leves e momentâneos.

O mundo jaz no maligno, ou seja, está morto; razão pela qual quando da nossa conversão não pertencemos mais a ele. Por isso, na oração de Jesus por seus discípulos em João 17:15, roga ao Pai para livrá-los do Maligno.

“Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno”

O mundo trará as aflições com um propósito só, nos distanciar de Deus, fazendo que blasfememos contra Deus por contas das adversidades.

Temos um propósito para estarmos no mundo, a saber, para sermos luz do mundo em meio a escuridão, levar esperança de Jesus.

Assim diz o Senhor: "Neste mundo vocês terão aflições, contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo."

Somos como peregrinos neste mundo, mas chegará o momento que Ele nos guiará para um lugar que as aflições não mais nos assolarão.

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” Ap 21:4

Diante de tudo que foi exposto, há de se chegar a mesma conclusão de 2 CO 4:17.

“... pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna, que pesa mais do que todos eles.”

Quando estiver passando por alguma aflição, olhe para Jesus, ninguém foi mais afligido do que ele. Ele venceu as maiores aflições!

Tenha bom animo, pois nele somos mais que vencedores! Rm 8:37

Nenhum comentário:

Postar um comentário